Os governos do Brasil e da Rússia assinaram nesta terça-feria (15), em Brasília, um acordo de cooperação para o lançamento de satélites e a construção de foguetes e aviões. Recorde-se que em fevereiro Brasil assinou o contrato com a Ucrânia sobre a participação no projeto “Cyclon-4” , um foguete que é capaz de lançar a carga até 5 toneladas à altura de 500 quilômetros.
| |||
O ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, que assinou o documento com o vice-presidente russo do Conselho de Segurança, Valentín Sobolev, disse a jornalistas que a associação, graças a uma sofisticada engenharia, permitirá o desenvolvimento de aviões militares de "quinta geração", segundo Agência Efe.
O acordo contempla um "treinamento avançado" na área de cibernética, "essencial para a defesa e a evolução da tecnologia brasileira", destacou Mangabeira.
O convênio também é similar ao assinado com a França para a transferência de tecnologias que permitirão a construção do submarino de defesa "Scorpene", que seria movido a energia nuclear, além de helicópteros e de aviões caça.
Sobolev, por sua vez, frisou que, com o acordo, os dois países poderão iniciar "consultas sobre um amplo espectro de questões de segurança" e elevar "o nível das relações" entre as duas nações em relação aos desafios na área de segurança.
Para Sobolev, o Brasil é um país-chave na América Latina. Ainda segundo ele, outra das idéias do acordo de cooperação será a busca de uma alternativa ao GPS (sistema de posicionamento global), controlado pelos Estados Unidos.
Desse modo o Brasil nas proximidades se tornará o membro do “clube” das potências espaciais. A Rússia por sua parte receberá o acesso ao cosmódromo de vantagem energética muito elevada em Alcântara (MA). A área fica em posição geográfica privilegiada, próxima à linha do Equador, o que diminui o custo das missões, e, com isto, será possível que mais de um quarto dos lançamentos de foguetes e satélites do mundo passem a ser feitos no Brasil.
Fonte:
http://port.pravda.ru/busines/16-04-2008/22383-alcantra-0

9 comentários:
Aiiiiiiiiiii...Fiquei com medo. Mas pra que tudo isso?? A Rússia continua com o orgulho ferido e quer ameaçar os EUA com sua presença??? LOgo aqui??? PObre de nós...Pq num escolheu o México logo???rs...Esqueceram que tbm não passamos de baba ovo...E aliás...é melhor não mexer com a grande potência!!! Deixemos tudo como está. Num é uma boa idéia mexer com quem está queto. Nem peito pra isso temos...
no maximo que conseguirão realizar é um avião de quinta categoria...
E outra, a Russia ainda se sente na Guerra Fria e precisa expandir suas áreas de influências. Pois, a questão com a Venezuela ainda está me soando estranho. Agora esta estratégia como Brasil desde março de 2008?
Vamos aguardar para saber se ainda escreveremos em ingles ou mudaremos para o russo.
Meu, da hra esse blog!
já assinei no meu RSS.
Eu acho ótimo esse acordo de cooperação, a frota das forças armadas brasileira já era para ter sido aposentada na década de 90. O Brasil está buscando essa atualização atraves das EUA há muito tempo, mas os altos custos sempre impedem, como na vez da negociação mal sucedida da compra dos F16, fabricado pela potência em armamentos milítares Lockheed Martin. Sem contar a cooperação com a França nesse setor. A base de Alcantara é ponto "mega" estratégico do Brasil, vamos ver se nossos governantes vão saber tirar proveito disso, né?! Como sempre o Brasil emerge do zero com grandes possibilidades e potencial e no final fica tudo com os outros e o resto vai no nosso rabo.
Bom, é isso!
Abraços!
Gostaria de indicar um artigo muito interessante: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/gilbertodimenstein/ult508u476725.shtml
Acredito que essa seja a base de todos os nosso problemas!
Tirem suas conclusões!
As ações russas estão na lógica da Guerra Fria ainda, principalmente após a iniciativa norte-americana de instalar escudo antimísseis na Europa Central...(adorei a abservação da MI... hahahaha... adoraria aprender russo... ui! hahahaha)
Vitor, assino embaixo!!!
100%
já que os americanos estão c... pra gente, vamos fazer o mesmo!
Barganha!!!! hehe
Ah, e Bárbara, ja to aprendendo russo! hehe
Uma das minhas melhores amigas em Londres era uma advogada russa, e como ela não falava nada em ingles ela resolveu me ensinar um pouco pra gente conversar...uhahuhauhuaa
beijaooo
ah, e falando em Rússia, me empolguei ontem (sem nem saber desse post) e comprei mais um livro...
"O jogador" - Dostoievski
parece bom... recomendacão do Cauê!
kkk
Fla eu sei um pouco de russo!!!!
vamos virar filhos da Putin? rsrsrsr.
Eu concordo com o Vitor, por incrível que pareça, faz bem ao Brasil ter aliados que saem da orbita Note-Americana de controle. Até porque somos um país baleia com forças armadas sucateadas. Não concordo é com a retórica dos militares que deviamos investir grandes porcentagens do PIB nessas coisas, porque considero outras prioridades. Mas cooperação e alianças como estas eu concordo.
Postar um comentário