No Rio, presidente francês diz que Europa quer andar 'de mãos dadas' com o Brasil.
Em visita ao Rio de Janeiro, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, defendeu nesta segunda-feira a participação permanente do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, além de uma ação conjunta de Brasil e União Européia em fóruns internacionais.
"Sou sincero quando digo que precisamos do presidente Lula no Conselho de Segurança", disse Sarkozy, durante o 2º Encontro Empresarial Brasil-União Européia, para uma platéia de empresários dos dois países.
Ainda de acordo com o líder da França, que ocupa a presidência rotativa da União Européia, "todos os países da Europa amam o Brasil, mas a França vai demonstrar como ela ama e respeita esse país".
Segundo ele, seria importante que Brasil e União Européia chegassem próxima reunião do G20 (dia 2 de abril, em Londres), com uma "proposta em comum".
"A Europa quer trabalhar de mãos dadas com o Brasil", disse.
Comércio
Sarkozy disse que os países não podem se contentar apenas com "conferências internacionais" e pediu que, em 2009, o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, "tome iniciativas que mexam com velhos hábitos".
O líder francês se referia ao impasse nas negociações para a conclusão da Rodada Doha de comércio internacional. Os principais países negociadores, entre eles Brasil e União Européia, não chegaram a um acordo e, portanto, a última reunião do ano, que aconteceria em Genebra, ainda este mês, não foi realizada.
"A dada altura, em 2009, o presidente Obama terá de tomar iniciativas", disse.
Ainda segundo Sarkozy, "não há nada pior do que o protecionismo". No passado, negociadores brasileiros acusaram a França de adotar medidas supostamente protecionistas para defender seus agricultores e alegaram que esse é um dos empecilhos ao avanço das negociações para a liberalização do comércio global.
Sobre a relação bilateral, o presidente francês lembrou que as exportações brasileiras de produtos básicos (agrícolas) para a União Européia "triplicaram" nos últimos anos.
"Não vou dizer que tudo seja perfeito. Mas também queremos espaço ampliar nossas exportações de serviços e industrializados para o Brasil", disse.
Mais de uma vez, Sarkozy disse que não veio ao Brasil "para dizer como as coisas devam ser feitas", mas que está à disposição para ajudar o governo brasileiro "no que for preciso" para preservar a Amazônia.
Crise
Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou basicamente sobre a crise financeira. Disse que os projetos do governo não serão paralisados e que será feito "o possível e o impossível" para minimizar seus impactos no país.
Lula voltou a defender a figura do Estado como indutor da recuperação econômica em momentos de crise.
"Não defendo a idéia do Estado que se intrometa na economia, querendo fazer aquilo que é papel próprio do administrador de empresa. Mas está provado que, se o Estado não for o indutor do crescimento, quando acontece uma crise como essa, não tem banco no mundo, não tem empresário no mundo que não se volte para a figura do Estado e pergunte: o que nós faremos agora?"
Lula disse ainda acreditar que a economia brasileira irá crescer 4% no ano que vem. "Se tivesse um concurso para eleger o mais otimista, eu estaria entre os primeiros", disse.
"O presidente Obama disse que criará 2,5 milhões de empregos nos próximos anos. Nós criamos 2 milhões de empregos apenas de janeiro a novembro", disse.
"Cinco agências de rating internacionais deram grau de investimento ao Brasil. Pena que metade delas quebrou. Mas ainda assim eu agradeço a bondade delas."
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.Fonte:http://noticias.br.msn.com/artigo_bbc.aspx?cp-documentID=16177573
Apesar de alguns brasileiros não acreditarem no Brasil, parece que o mundo acredita... não é a primeira vez que se vê chefes de Estado falando bem do Brasil... em uma outra reportagem Sarkozy disse que 'o Brasil não é uma potência do futuro, e sim do presente'. O problema é a descrença da própria população, que apesar de ver os índices, teima em falar que o Brasil não presta e que é uma porcaria. O fato é que a cada dia parece que o Brasil melhora sua imagem lá fora, no XV Fórum Brasil-Europa realizado em São Paulo uns tempos atrás, representantes da União Européia afirmaram várias vezes a 'lição' que o Brasil estava dando para os países desenvolvidos, sendo que o representante do Banco Central da Alemanha afirmou categoricamente que o Brasil é o país mais bem preparado para enfrentar a crise atual.
Mas...se o mundo acredita no Brasil, por que os brasileiros não acreditam???
3 comentários:
Então Bárbara, talvez nós brasileiros não acreditamos no país por não termos um sentimento verdadeiro que nos identifique com o mesmo, é aquela história postada anteriormente no blog "falta-nos amor ao Brasil". É como o Corival diz: "Ninguém no Brasil teria coragem de pegar em armas para defendê-lo". É uma falta de indentidade total, uma passividade que até irrita!
Por outro lado, o Brasil fica pleiteando um assento no CS,desejando ser reconhecido como grande potência...até aí tudo bem... só que são várias as questões em aberto: O Brasil está realmente disposto a arcar com todos os custos? O país está disposto a abrir mão de coisas importantes para conseguir tal objetivo? E a população, não perderá financeiramente com isto, visto que o país vai ter que bancar este reconhecimento lá fora? É nítido que o Brasil vai ter que provar que é capaz de superar os obstáculos, não só para o mundo, mas também para os brasileiros!
Legal saber que o pessoal de RI está curtindo o blog...^^
Obrigada pela visita e pelo comentário viu Graciela...^^
Então... concordo em partes com você...(principalmente com tudo que falou na 1ª parte)é claro que o Brasil terá que arcar com o ônus de 'atividades da ONU' assim como os outros Estados membros, mas o Brasil de certa forma já até faz isso...lembra das tropas no haiti?
eu acho que muitos brasileiros são somente preconceituosos, porque não conseguem aceitar que um 'presidente analfabeto' (como muitos dizem) esteja conseguindo fazer com que o Brasil seja admirado lá fora...
as vezes parece que alguns brasileiros preferem falar que o Brasil é um lixo do que falar que o Lula está fazendo um bom trabalho...
Imagina num tem nada que agradecer...é que o blog de vcs é muito bacana!
Beijoss!
Postar um comentário