quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

VivA....a esperança(ou hipocrisia?) que ainda existe.

Bem, primeiramente, gostaria de corrigir o post anterior da Flá...Pq me senti extremamente injustiçada!!! A intenção no blog, é de não nos obrigarmos a seguir normas de construção de trabalhos científicos. Porém, é composto apenas de pessoas inteligentes e escolhidas a dedo, justamente para que saiam textos inteligentes, com a liberdade de pensamento.

Vamos lá....eu entrei aqui sem saber ao certo o que eu iria postar. Mas, quando eu lí os textos da Flá, meus sentimentos se remoeram. Essa música de Legião Urbana é forte e traduz o que vivemos no Brasil e o que muitos países vivem. Nesse momento, esqueci um pouco da frieza de analista e me lembrei de alguém, um certo alguém, que é uma pedra no sapato de uns, a esperança de outros, chacota de uns, inspiração de outros...tanto na América Latina, quanto no mundo todo. Sim, estou falando de Hugo Chavez. Me senti triste, por ver que todos os seus ideais estão longe de darem certo. Se pelo menos metade dos presidentes por aí pensassem como ele, talvez assim, as coisas fossem melhor. Mas são raros ainda os que acreditam nesse utopia. Utopia, que só é utopia, por serem poucos os que acreditam. Quem me conhece e está lendo deve estar estranhando o que estou escrevendo. Acontece que quero deixar claro aqui uma coisa: O fato de eu enchergar o mundo como ele é, não me impede de sonhar com um mundo melhor.

A questão é essa, eu sonho com esse mundo, mas vejo que esse mundo está cada dia mais longe de existir. As desigualdades se acentuam, os conflitos tornam-se cada vez mais banais. Hoje, por tão pouco se travam guerras, que só deveriam ser travadas contra fome e contra o preconceito. E ninguém mais encherga além do seu umbigo. São raros os que enchergam. Aliás, o que me entristece é quando, retomando o assunto Hugo Chavéz (do qual peço desculpa por ter perdido o foco), fico me indagando: Ele realmete luta pelo que acha certo? Ou luta pelo que fará os outros lhe darem voto e credibilidade? É fácil conquistar uma população sofrida e faminta. É fácil usar o nome da justiça pra enganar os desesperados e conseguir poder. Difícil mesmo é conseguir me convencer nos dias atuais, das boas intenções altruísta das pessoas. Não quero parecer e nem sou amarga!!! Acontece que já estudei coisas demais e ví coisas demais, que me fizeram acreditar que o poder corrompe. Mas não estou acusando Chavéz de mentiroso, estou apenas colocando em dúvida sua sinceridade. Afinal, política é política. E também, no fundo, jamais importará suas reais intenções, desde que cumpra suas promessas, e me parece que até agora tem seguido bem seus ideais. No fundo, queria eu ser como ele. Ter a coragem que ele tem. Os sonhos que ele tem(se é que tem). Queria mesmo acreditar na possibilidade de mudar já o mundo. Mas que só muda mesmo com um recomeço, com a destruição, quando a ganância acabar consigo mesma. E daí, formos obrigados a recomeçar, da forma correta, rezando para não sermos corrompidos. Infelizmente, não acredito num mundo melhor agora, mas tvz, por existirem pessoas como eu, ele realmente não exista!

Aguardo seus comentários.

Beijos a todos.

3 comentários:

Cauê Mendonça Cardoso disse...

Quanto orgulho da Bruna admitindo alguns louros a favor do Chávez! ;D

Flavia disse...

Bom, só quero dizer que o Chavez me assusta mais do que me encanta... os ideais são lindos, mas no papel, pq quando um doido resolve por em prática, mesmo que ele consiga, estaremos NAS MÃOS DELE até sabe-se lá quando...
E o fato dele achar que tem fazer tudo sozinho, "CANDIDATANDO-SE" pela terceira vez a presidencia, ME ASSUSTA MAIS AINDA!!!! Tomara que esse vento nao sopre pra cá...
Essa aqui é a lista que eu desejo que o presidente do Brasil se inspire... longa e estruturada...é claro que tbm está cheia de idiotas, mas querer que todos sejam perfeitos é mais do que utopia!

1 George Washington
2 John Adams
3 Thomas Jefferson
4 James Madison
5 James Monroe
6 John Quincy Adams
8 Martin Van Buren
9 William H. Harrison
10 John Tyler
11 James K. Polk
12 Zachary Taylor
13 Millard Fillmore
14 Franklin Pierce
15 James Buchanan
16 Abraham Lincoln
17 Andrew Johnson
18 Ulysses S. Grant
19 Rutherford B. Hayes
20 James Garfield
21 Chester A. Arthur
22 Grover Cleveland
23 Benjamin Harrison
24 Grover Cleveland
25 William McKinley
26 Theodore Roosevelt
27 William H. Taft
28 Woodrow Wilson
29 Warren G. Harding
30 Calvin Coolidge
31 Herbert Hoover
32 Franklin D. Roosevelt
33 Harry S. Truman
34 Dwight D. Eisenhower
35 John F. Kennedy
36 Lyndon B. Johnson
37 Richard Nixon
38 Gerald Ford
39 Jimmy Carter
40 Ronald Reagan
41 George H. W. Bush
42 Bill Clinton
43 George W. Bush
44 Barack Obama

Did's Hesselbach disse...

Complementando a conclusão da Bru de que o mundo não muda por existirem pessoas como ela, e pela maioria, que não acreditam na mudança do mundo, vc está certa. Mas acredito que a mudança surge da seguinte frase: "agir localmente, pensando globalmente".