segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Rússia deve retomar envio de gás na terça-feira, diz UE

A Rússia prometeu retomar o fornecimento de gás à Europa por meio de gasodutos que passam pela Ucrânia a partir da manhã de terça-feira, disse nesta segunda-feira a presidência da União Européia.

A Rússia cortou o suprimento de gás para a Ucrânia no dia 1 de janeiro.

De acordo com o comunicado divulgado pela presidência checa da UE, a promessa do governo russo foi feita depois da assinatura de um acordo sobre o monitoramento do fornecimento de gás vindo da Rússia.

"Depois de assinar o acordo, o lado russo prometeu que reiniciará o fornecimento, se não houver obstáculos, na manhã de terça-feira", disse Martin Ríman, ministro checo da Indústria e Comércio.

A Gazprom, empresa de gás russa, afirmou que o retorno completo do abastecimento pode levar algum tempo.

Corte

Centenas de milhares de pessoas foram afetadas pelo corte de gás e ficaram sem aquecimento na Europa --que atravessa um rigoroso inverno-- por conta da disputa entre Rússia e Ucrânia sobre o gás.

A Rússia acusava a Ucrânia de estar roubando parte do gás enviado para a Europa e de dever dinheiro. A Ucrânia nega as acusações.

Os dois governos ainda discutem o preço a ser pago pela Ucrânia pelo gás russo, e o preço a ser pago pela Rússia pelo uso dos gasodutos ucranianos.

A União Européia importa um quarto de seu gás da Rússia, e 80% deste volume passa pela Ucrânia.

Nenhum comentário: