terça-feira, 6 de outubro de 2009

Polícia dispersa manifestação contra FMI em Istambul, na Turquia

Istambul, Turquia, 06 Out (Lusa) - A polícia turca dispersou hoje com canhões de água e granadas de gás lacrimógeneo cerca de 1.500 jovens que protestavam no centro de Istambul contra o encontro anual do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Manifestantes, munidos de máscaras, quebraram montras do restaurante da cadeia norte-americana McDonald's e de vários bancos, que se situavam a uma distância de menos de um quilómetros do local do encontro.
Vários proprietários de lojas encerraram os estabelecimentos comerciais numa das principais ruas visitadas por turistas.

De Magda Viana (LUSA) – Há 5 horas


Turquia: Estudante atira sapato ao presidente do FMI. 2009-10-01 15:25:17

Istambul – Estudante turco atira o sapato ao presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, enquanto este discursava perante uma plateia de alunos na Universidade Bilgi, em Istambul.
O estudante estava acompanhado por alguns colegas que procuraram desenrolar uma faixa crítica do AKP, o partido actualmente no poder na Turquia. Os agentes de segurança imobilizaram de imediato o jovem e
retiraram-no do anfiteatro, juntamente com os restantes colegas, enquanto gritava «FMI fora da Turquia».Strauss-Kahn não chegou a ser atingido pelo sapato e ironizou, afirmando que os estudantes tinham sido «suficientemente educados para esperar pelo fim da discussão» para protestar. Atirar sapatos tornou-se uma técnica popular de protesto desde que um jornalista iraquiano usou a mesma técnica para atingir o ex-Presidente norte-americano George Bush, em Bagdad.


Nenhum comentário: