terça-feira, 3 de maio de 2011

É... o Bin Laden morreu... e agora?

Eu sempre tive um ponto de vista não muito comum sobre os atentados de 11/09.
Podem me chamar de conspiracionista, mas essa história de que foi o Bin Laden o responsável pelos atentados nunca me convenceu. Sempre achei muito estranho um cara que estava escondido dentro de uma caverna no Afeganistão ter não só a capacidade, mas também os meios de 'driblar' o sistema de segurança do governo dos EUA, a maior potência militar do mundo. Como os EUA poderiam sofrer um atentado daquela magnitude?aí fiquei sabendo de outros atentados que já teriam ocorrido. Foi então que me falaram do filme Zeitgeist.
Se é um filme confiável ou não é uma discussão que existe, sendo que muitos criticos afirmam ser difícil verificar a veracidade das informações por falta de datas, citações etc. Mas pelo que dizem, essas informações existem no site de Zeitgeist ao contrário do que esses criticos afirmaram.

De qualquer forma fica a critério de cada um acreditar no que é dito ou não.
Para o tema desse post, o que importa no filme é a Parte II que trata sobre o 11/09 e a campanha anti-terrorista liderada pelos EUA (aconselho a assistir o filme a partir de mais ou menos 35min), e essa parte é de fácil comprovação, já que as declarações feitas no filme contêm os nomes e imagens (ou a voz) dos que deram seus depoimentos. Esse filme só deu uma explicação lógica para todas as minhas desconfianças e confesso que despertou em mim até certa revolta, afinal, a idéia de que um governo possa idealizar um ataque daqueles contra seu próprio povo é terrível.

Quem estiver interessado, segue o link pra o video com legenda em português:
http://vimeo.com/2074154

Posso adiantar que os indicios do envolvimento do governo norte-americano nos atentados são fortes e alguns depoimentos de pessoas ligadas ao governo e de pessoas que estavam no WTC naquele momento são perturbadores.

O que poucos sabem é que as relações entre Osama e órgãos do governo dos EUA nem sempre foram tão conturbadas. Na realidade, o Bin Laden serviu aos interesses americanos na época da Guerra Fria, sendo usado como "instrumento contra a antiga URSS".

De acordo com o cientista político francês Florent Blanc: "Bin Laden e a CIA foram felizes aliados pois, enquanto um recrutava os homens para lutar nas montanhas, o outro fornecia os fundos, as armas e os instrutores para treinar e formar os afegãos e os voluntários árabes em técnicas de combate de guerrilha". Só que os EUA nãe esperavam que esses homens se revoltassem contra os EUA e os ideais ocidentais. Ainda segundo Blanc, referente a resposta dos EUA ao atentado a embaixadas na África:"Se depois do ataque ao World Trade Center, em 1993, já se havia detectado a conexão dos terroristas com antigos membros da milícia afegã treinada pela CIA, a resposta militar americana aos ataques na África revelou outra cruel ironia. Em busca das bases secretas da Al Qaeda no Afeganistão, os americanos não tiveram que procurar muito. Os campos de treinamento dos terroristas de Bin Laden constavam dos mapas da CIA, que os havia projetado e instalado no começo do jihad contra os soviéticos."

Fonte:http://historia.abril.com.br/gente/aliado-inimigo-1-bin-laden-
433870.shtml

Mas e agora?o Bin Laden está morto, outros assumirão a liderança. Essa é uma 'luta' que nunca acabará... sempre haverá perseguição aos terroristas... e por consequência as retaliações... e uma nova 'guerra ao terror' se iniciará... ou seja, um ciclo vicioso...

Aqui podem encontrar vários links falando da morte do Osama:
http://noticias.br.msn.com/especial/osama-bin-laden/default.aspx

3 comentários:

Michele disse...

é dona Barbara, acho que a relação Obama e Osama é mera questão política mesmo. Algmas semanas atrás, a mídia dizia que a popularidade de Obama havia caído etc. A "morte" de Osama levanta a moral de Obama. Internamente Obama fica mais forte, vira herói do bem contra o mal. A população norte americana como vimos em vídeos nos telejornais estavam em polvorosa gritando como se estivessesm na virada do ano.Isso é uma pequena demosntração de como Obama pode ir sem medo para as urnas e tentar um segundo mandato. Vão tampar todas as crises que vêm ocorrendo nos EUA com o envento da morte de Osama. Os americanos gostam da cultura de criar heróis e o governo norte americano mais uma vez salvou o mundo no maior estilo meninas super poderosas. A alegação de que ainda ficará nucleos de resistências inimigas no afeganistão é só para justificar a invazão no territorio para caçarem petróleo, gas e mais algumas muambas.

Tamiris S. Pessoa disse...

Bin Laden morreu, mas a cruzada norte americana à la Team America continua e logo mais surgirá outro pernonagem emblemático para perturbar a paz mundial, vulga Pax Americana, e os heróis do planeta irão nos salvar! Pena que nenhum deles é tão style e "heróico" quanto o das HQ's que eu lia...

Tamiris S. Pessoa disse...

Mi, gostei do Meninas Super Poderosas kkkkkkk Principalmente porque o locutor era super bacana. Pô tem um texto que o Corival passou na aula que era uma analogia sobre os EUA com Thunder-Cats e Mum-Há. Vou desenterrar e posto aqui rsrsrs