Por Gilbert Reilhac e Lucien Libert
ESTRABURGO, França (Reuters) - Centenas de manifestantes entraram em confronto com a polícia na quinta-feira na cidade francesa de Estrasburgo, onde a Otan realiza uma reunião de cúpula na sexta e sábado.
A tropa de choque usou gás lacrimogêneo contra jovens encapuzados, forçando-os a recuar para seu acampamento. Um policial acuado chegou a sacar sua arma. Na sua tentativa de chegar ao centro da cidade, os manifestantes quebraram vitrines, vandalizaram carros e montaram barricadas em uma rua.
"Mediadores no acampamento estão tentando conversar com os ativistas e a polícia para acalmar a situação", disse Reiner Braun, um dos organizadores do movimento anti-Otan, acrescentando que a polícia estava proibindo as pessoas de entrar ou sair do acampamento.
Braun disse que o movimento não tem "simpatia pelo vandalismo", e os líderes dos protestos afirmam que seu objetivo é levar o caos ao evento por meios pacíficos. A polícia, no entanto, alerta que os confrontos registrados nesta semana em Londres por ocasião da cúpula do G20 podem acirrar os ânimos.
Os manifestantes atacaram um veículo policial que por acaso cruzou seu caminho. Um jovem mascarado enfiou uma vara pelo parabrisa. Um dos dois ocupantes sacou sua arma e a apontou para cima, dando tempo para que o motorista manobrasse e fugisse.
Mais tarde, dezenas de manifestantes foram detidos e colocados de bruços antes de serem levados embora. Jornalistas foram impedidos pela polícia de se aproximar do acampamento.
O presidente dos EUA, Barack Obama, chega na sexta-feira de manhã à França e deve participar de dois eventos em Estrasburgo antes de se dirigir a Baden Baden, no outro lado da fronteira com a Alemanha. França e Alemanha organizam a cúpula conjuntamente.
Cerca de cem pessoas participaram de uma manifestação pacífica em Baden Baden, pedindo menos gastos militares e mais ajuda contra a pobreza.
As forças de segurança tentam restringir o acesso às duas sedes da cúpula. Cerca de 20 mil manifestantes são esperados na sexta-feira na cidade alemã.
Rainer Wendt, diretor do sindicato alemão de policiais DpolG, disse que a situação ficou mais tensa por causa da morte de um homem durante os protestos de quarta-feira à noite em Londres contra o G20, em circunstâncias ainda obscuras.
(Reportagem adicional de Sophie Hardach em Estrasburgo e Kerstin Gehmlich e Madeline Chambers em Berlim).
A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi criada em 1949, em pleno contexto da Guerra Fria, onde o mundo vivia a bipolariedade bélica e ideológica entre EUA e URSS. Os EUA, já esperando uma futura guerra, literalmente falando, contra a URSS, idealizaram a OTAN, contando com o Canadá e os países da Europa Ocidental, para assim garantir a ajuda de seus importantes e fortes aliados.
A aliança foi criada em 1949 em virtude do Tratado do Atlântico Norte, também denominado de Tratado de Washington. O acordo estabelecia que os Estados-membros da OTAN se comprometiam a assegurar a sua defesa e que, uma agressão a um ou mais aliados, seria considerada uma agressão a todos. Assim, a OTAN fez grande esforço para a manutenção de uma defesa coletiva e até então, ideológica, pois nunca houve um conflito armado contra o lado soviético.
Com o fim da URSS e de suas ameaças à soberania americana e capitalista no mundo, surgiu a necessidade de redefinir o papel da OTAN na nova ordem internacional, já que o principal motivo de sua criação foi extinto. Assim, foi criado um novo papel para a OTAN: ser a base da política de segurança de toda a Europa, (inclusive de seus ex-rivais do leste europeu) e da América do Norte.
Os países que integram a OTAN atualmente são: Alemanha Ocidental, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Países Baixos, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Turquia, Hungria, Polônia, República Checa, Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e a Eslovênia.
Foto1: agencia O Estado
foto 2: REUTERS/Vincent Kessler
fonte:
http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/090402/mundo/mundo_franca_otan_manifestacao
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/otan.htm
Um comentário:
Terei o medíocre comentário de dizer que a notícia fala por si só... Não é minha área de estudo, graças a Deus.
Postar um comentário