Eis uma narrativa sob a perspectiva infantil do desabrigamento na Colômbia dado a partir da ocupação de atores paraestatais, gerando embates posteriores com forças oficiais e mesmo internacionais (EUA).
O curta Pequeñas Voces foi produzido em 2003 sob direção de Jairo Eduardo Carillo e ganhou diversos prêmios pelo mundo afora por contemporizar a situação com sensibilidade e despertar a empatia do espectador.
Ao entrar em contato com esta temática, a qual faz parte da minha pesquisa para a dissertação, confesso que meu olhar não era pautado tanto nas consequências sociais que o conflito instaurado na Colômbia impingiu. Após discussões com alguns colegas e a partir de uma apresentação que fiz deste curta e de outras pesquisas, percebi que a situação vivida por estas pessoas, além de grave não está tão distante da nossa realidade quanto pensamos. É curioso percebermos que a notícias veiculadas as quais mais temos acesso são as de Estados tão distantes do nosso e quando temos um mero vislumbre dos que estão ao lado, conseguimos nos identificar com certas situações... Além de ser curioso, é um bom exercício.
Informo que o longa estreará em meados de setembro provavelmente, vamos aguardar =)
Mais informações em:
http://www.pequenasvoces.com
http://www.locombia.net/voices/voies.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário