Pesquisa da USP estuda a origem do hambúrguer do Big Mac
13/07/2011
Estudo rastreou a cadeia alimentar do gado a fim de descobrir onde e como é produzida carne do
lanche
Lanche funciona como um traçador do sistema de produção de carne nos países
Com o objetivo de apresentar as características culturais da alimentação mundial, o estudo pesquisou Big Macs provenientes de 26 nações. “O lanche, considerado o carro-chefe do Mc Donald’s, funciona como um poderoso traçador do sistema de produção de carne dos países. O hambúrguer fornece diversas e variadas informações”, conta o pesquisador Luiz Antonio Martinelli, responsável pela pesquisa. “Por ser servido em quase todo o mundo, o sanduíche tornou-se um útil objeto de estudo. Inclusive já existe o Big Mac Index, índice econômico que calcula o preço do Big Mac em todos os países em que é consumido, com o intuito de medir o valor de uma moeda em relação ao dólar”, completa.
Para esse estudo, o pesquisador rastreou a cadeia alimentar do gado a fim de descobrir onde e como é produzido o principal ingrediente do Big Mac. “A carne moída para a produção de hambúrgueres é preparada em lotes, abrangendo uma multiplicidade de animais comprada de vários fornecedores. Portanto, os hambúrgueres se mostraram úteis integradores das características da carne disponível em uma área geográfica”, justifica.
Assim, Martinelli comprovou que, apesar de o Big Mac ser uma comida global, seu sabor é local, pois o hambúrguer é originário do rebanho de cada país. “Mas isso não ocorre no mundo todo. Os isótopos estáveis do carbono e do nitrogênio da carne contida em cada um dos Big Macs estudados mostraram, por exemplo, que o lanche consumido no Japão é proveniente da Austrália, com gado alimentado com gramíneas do tipo fotossintético C4”.
Um comentário:
Conforme as acepções de Stuart Hall e alguns conceitos de Zygmunt Bauman, atualmente diferenciar local regional e global é uma tarefa extremamente dificultosa, dado que estes possuem uma fronteira cada vez mais fluida. As cadeias produtivas estão cada vez mais interligadas e torna-se muito difícil determinar a origem de cada componente, assim como o caso do Big Mac =)
Postar um comentário